VENDER, um talento natural que já nasce com a gente, muitas pessoas me dizem “ai eu não nasci para vendedor(a), não tenho jeito nenhum para isso, eu não consigo vender nada a ninguém, etc, etc”, permita-me discordar, todos nós sem excepção nascemos vendedores natos, imagine só uma criança de 2 anos que passa no supermercado junto à prateleira dos brinquedos ou dos doces, ela vai pedir alguma coisa, você vai dizer que não e aí a criança vai argumentar, você reforça o não e ala reforça a argumentação nem que seja com choro até que você acaba ficando com cansado(a), com pena,e compra o que ela estava querendo.

Como pode ver com este pequeno exemplo, vender é algo natural, tão natural como caminhar, respirar, sorrir, se até uma criança de 2 anos é capaz vender, você também é capaz. Naturalmente que o treino e o conhecimento de algumas técnicas de vendas simples e eficazes vão tornar você em um “expert”.

Vender é algo muito gostoso despoletando até uma sensação única de Felicidade, mesmo você já tendo feito centenas de vendas, você sente a mesma adrenalina como se fosse a primeira, no entanto a verdade é que vender é bastante simples, porém para grande maioria dos vendedores (incluindo para mim) vender não é fácil e existem um processo com várias etapas a seguir até ouvirmos um “SIM” do cliente. No artigo de hoje vamos falar de 5 técnicas de vendas Simples e Eficazes que poderão ajudar você na negociação, e vamos ver também exactamente o momento em que essas técnicas devem ser aplicadas!

 

DESCUBRA AS NECESSIDADES!

Em primeiro lugar você precisa descobrir e entender desde o inicio as necessidades do cliente e procurar o melhor produto ou serviço que possa atender as suas necessidades. A falta de imaginação e criatividade é o principal factor de fracasso de muitos vendedores e isso acontece maioritariamente porque não estão focados na venda nem em satisfazer totalmente o cliente. Cada cliente é único e tem necessidades especificas daí que descobrir as suas necessidades o quanto antes é fundamental para vencer a negociação e fazer a venda.

Transmita confiança e seja OTIMISTA, o seu cliente vai ter prazer em conversar com você.

Combata as objecções com CRIATIVIDADE, isso vai fazer o cliente descontrair e baixar as “defesas”.

Seja COMPETENTE  e apresente as melhores soluções para os problemas que ele possui.

Ao agir desta forma com OTIMISMO, CRIATIVIDADE E COMPETÊNCIA as suas vendas vão triplicar num piscar de olhos.

 

fechar-o-negócio.

 

TÉCNICAS DE FECHO DE VENDAS:

Para você aumentar as suas vendas é necessário saber conduzir a negociação até o momento do “fecho”, que é exactamente onde o cliente já entendeu o seu produto e a importância ele terá. Analise e aplique estas 5 técnicas de vendas simples e eficientes para auxiliar no processo de vendas:

 

#1 – EXPLIQUE TUDO SOBRE O SEU PRODUTO:

Uma das melhores técnicas de vendas é explicar com entusiasmo e de forma clara e concreta tudo sobre o seu produto. JAMAIS em momento algum utilize termos como “GASTAR” pois será associado a PERCA DE DINHEIRO. Utilize o termo “INVESTIR” pois isso está associado a retorno e melhoramento.

 

#2 – APRESENTE TODOS OS BENEFÍCIOS:

Na negociação é fundamental apresentar todos os benéficos, isso irá aumentar o valor do seu produto em relação ao preço e quando o seu cliente perceber que o valor que o seu produto trará para ele é muito maior do que o preço que ele tem que pagar, você vende! E vende porque na verdade o seu produto está muito barato independentemente do preço que ele custa.

Por exemplo: Você vende automóveis e diz ao seu cliente que em comparação com veículos de outras marcas, mas do mesmo segmento o seu veículo possui uma motorização mais potente e robusta o que o torna mais durável e eficiente, gastando menos combustível e terá uma manutenção menor.

Esta pequena comparação vai colocar o seu cliente a fazer contas de cabeça e a chegar à conclusão que efectivamente o seu produto tem muito valor.

 

#3 – PERGUNTAS DE FECHO

Após a de apresentação dos benefícios, conforme explicado acima, uma excelente técnica a utilizar são as de perguntas cuja resposta resulta no “fecho” da venda.

Exemplo:

  • O Sr. quer um ou dois?
  • O Sr. Prefere pagar com cheque ou em dinheiro ?
  • A Sra. Prefere que façamos a entrega durante a semana ou no fim de semana?
  • O Sr. vai parcelar em 5 vezes ou vai pagar á vista com 5% de desconto?

Consiga a resposta do cliente e NUNCA PERGUNTE SE ELE QUER COMPRAR, pois isso reactiva a hipótese do “NÃO” e você corre o risco de perder a venda!

 

#4 – TRABALHE A OBJEÇÃO!

Quando o cliente faz uma objeção à compra do produto, ele demonstra claramente que está interessado, mas ainda não está preparado para comprar pois continua com dúvidas. A melhor técnica de venda é ouvir atentamente tudo o que ele tem para dizer e perceber quais são as suas dúvidas e preocupações. De seguida faça novamente a pergunta ao cliente, para analisar qual vai ser a sua reação e entender seu comportamento.

Após isto, volte para a etapa dos benefícios e foque-se no item em que acredita que será mais conveniente para ele. Mostre o porquê ele deve comprar o produto ou serviço.

Nesta etapa você pode:

  • Apresentar depoimentos de atuais clientes
  • Oferecer um test-drive
  • Deixá-lo curioso
  • Oferecer um brinde

 

#5 – REFORCE OS BENEFÍCIOS E VENDA!

Esta técnica de venda é justamente tentar fechar novamente a venda, repetindo todo o processo e combatendo cada objeção, apresentada pelo cliente com perguntas abertas e conduzindo discretamente à compra. Lembre-se que o cliente precisa entender claramente o valor no seu produto, e só compra se o valor for maior do que o preço.

 

voce faz a diferença

QUAL A TÉCNICA DE VENDAS É A MELHOR?

Na minha opinião, não existe melhor ou pior técnica de vendas, o que existe é  um conjunto de técnicas que deverão ser aplicadas em sintonia e com isso criar um processo de vendas, que tenha uma base sólida, mas ao mesmo tempo seja suficientemente flexível para se adaptar a cada tipo de cliente.

Lembre-se que lida com pessoas e não com máquinas, seja amável, Simpático(a), Descontraído(a), Otimista, Persistente e acima de tudo

Espero que tenha gostado destas dicas e que elas possam ajudar você a melhorar a sua performance de vendas, quer elas sejam Offline ou Online, hoje vivemos com o mercado em evolução constante e o segredo é nos adaptarmos o mais rápido possível, no entanto podem existir milhares de sistemas sejam automáticos (ou não) as bases das técnicas de vendes continuaram as mesmas por uma simples razão,  por traz das máquinas/ecrãs estão pessoas…

 

Tenha Um Dia Fantástico, (extraído texto de Nuno Fores)

Anúncios