Image result for Como serão as pesquisas do futuro no Google?

Como serão as pesquisas do futuro? Google celebra 20 anos e divulga próximas actualizações Por Analista de Marketing de Conteúdo na Rock Content. Publicado em 25 de setembro de 2018. | Atualizado em 26 de setembro de 2018.
O Google tem investido cada vez mais em tornar as informações mais acessíveis para todas as pessoas de qualquer parte do mundo. Quer saber como ele fará isso? Então confira esse post!

Ontem, dia 24 de setembro de 2018, foi comemorado em São Francisco o aniversário de 20 anos do Google.

Aproveitando o momento de reflexão sobre a maturidade da empresa, foram apresentados os planos da gigante para os próximos 20 anos, e, de acordo com Ben Gomes, vice presidente de buscas, serão feitas mudanças drásticas na forma como o buscador funciona.

Essas alterações levarão em conta 3 conceitos-base voltados para tornar as informações mais acessíveis para todas as pessoas, sendo elas:

  1. mudança de respostas para a criação de jornadas;
  2. alteração de pesquisas para descobertas;
  3. preferência por conteúdos visuais.

Quer saber o que cada um desses conceitos significam e quais são as mudanças já anunciadas? Então continue com a gente!

Image result for Como serão futuro no Google?

Mudança de respostas para a criação de jornadas

Esse novo direcionamento da empresa é resultado da constatação de que grande parte das buscas não são avulsas, ou seja, elas fazem parte de um processo mais longo de pesquisas relacionadas.

Pensando nisso, o objetivo aqui é realmente criar uma jornada da experiência do usuáriodentro da ferramenta, de modo a abranger aquelas pesquisas que continuam em curso, como o estudo para uma prova, por exemplo.

A partir disso, foram anunciadas 3 principais novidades:

Activity Cards

A ideia dos cartões de atividadseria auxiliar o usuário a retomar suas buscas passadas por meio de uma ferramenta que refaz o passo a passo das pesquisas anteriores.

Esses cartões serão segmentados com base em temas semelhantes e aparecerão apenas em algumas situações específicas, além de poderem ser retirados completamente da página se for o desejo do usuário.

Essa feature estará disponível ainda no final deste ano.

Search Collections

Outra ferramenta bem relacionada aos cartões de atividade é a de Coleções, na qual o próprio usuário poderá selecionar e armazenar conteúdos que ele considera mais úteis e que planeja revisitar no futuro.

Além de tudo isso, o Google também indicará conteúdos complementares para cada coleção, o que poderá ser muito útil para alguém que está planejando alguma atividade ou até mesmo uma estratégia.

Topic Layer

Dentro dos já conhecidos knowledge graphs, ou diagramas de conhecimento, serão criados novos subtópicos para facilitar a busca por conteúdos relacionados para que a pessoa possa encontrar suas respostas sem precisar rolar a página para baixo.

Esses subtópicos serão criados a partir de uma identificação de quais são os temas mais relevantes, de modo a identificar conteúdos evergreen e que melhor solucionam as dúvidas do usuário.

Alteração de pesquisas para descobertas

Uma ideia que foi reafirmada diversas vezes ao longo do discurso do VP no evento de aniversário e no texto publicado por ele no blog do Google, foi de superar o status de uma ferramenta de pesquisas e passar transmitir experiências.

Com base nisso, foram criadas novas features e atualizadas algumas outras, como é o caso do feed do Google:

Discover

Você deve estar estranhando o fato de termos falado de feed mas usarmos o título Discover, não é mesmo? O que acontece é que uma das mudanças comunicadas é a transformação do conhecido feed em um portal de descobertas.

Além do nome, o design foi completamente repaginado pensando no uso de imagens interativas e disponibilização de diferentes tipos de conteúdos, principalmentes os vídeos.

Nele, será possível entrar em contato com conteúdos recomendados de acordo com os seus interesses, além de poder alterar o idioma de diferentes temas. Assim, você pode ler notícias em inglês e textos sobre lazer em português.

Essa nova feature também estará disponível na versão mobile nos próximos meses.

Preferência por conteúdos visuais

Por fim, o último pilar das mudanças é o enfoque em conteúdos visuais, partindo da compreensão de que as pessoas buscam cada vez mais por conteúdos de fácil consumo e que sejam, ao mesmo tempo, altamente atrativos.

As duas novidades anunciadas nesse sentido foram:

AMP Stories

Inspirados no sucesso do Snapchat e do Instagram Stories, foi anunciado que será investido ainda mais no formato stories do Google, que foi lançado em fevereiro.

A princípio esse formato será destinado aos vídeos de celebridades e atletas, mas a ideia que é no futuro ele também esteja disponível para o público em geral.

Featured Videos

Agora com o foco em formatos em vídeos, serão disponibilizados também materiais audiovisuais relacionados aos tópicos e subtópicos das buscas, algo bem próximo aos famosos featured snippets.

Depois de ficar por dentro de todas essas novidades, você deve estar se perguntando sobre como monetizar a partir dessas ferramentas, certo?

Por enquanto, não foi mencionado nada sobre a inserção de anúncios ou coisas do tipo, mas já podemos esperar isso daqui a alguns meses, partindo da ideia de que algumas dessas features teriam alto potencial de conversão, como é o caso dos stories.

Image result for Como serão futuro no Google?

Anúncios