BitcoinBTC ou XBT) é uma criptomoeda descentralizada, constituindo um sistema econômico alternativo (peer-to-peer electronic cash system). Inicialmente apresentada em 2008  por um programador  sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto, é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada, e responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre.

Frases Motivacionais (6)

Uma criptomoeda (um tipo de moeda Digital descentralizada) é um meio de troca que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda.[1] O Bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada, foi criado em 2009 por um usuário que usou o pseudônimo Satoshi Nakamoto.[2] Desde então, muitas outras criptomoedas foram criadas. Mais recentemente, temos assistido a um fenômeno de explosão de inúmeros tokens que têm sido criados com base no protocolo do Ethereum, principalmente após a onda massiva de Ofertas Iniciais de Moedas (usualmente referida como ICO, do inglês Initial Coin Offering) que ocorreu em 2017.[3]

Ao contrário de sistemas bancários centralizados, grande parte das criptomoedas usam um sistema de controle descentralizado[4] com base na tecnologia de blockchain, que é um tipo de livro-registro distribuído operado em uma rede ponto-a-ponto (peer-to-peer) de milhares computadores, onde todos possuem uma cópia igual de todo o histórico de transações, impedindo que uma entidade central promova alterações no registro ou no software unilateralmente sem ser excluída da rede.[5]

Image result for bitcoins

Segundo Jan Lansky, uma criptomoeda é um sistema que atende a seis condições seguintes:

  1. O sistema não requer uma autoridade central, distribuído consenso em seu estado.
  2. O sistema mantém uma visão geral das unidades de criptomoeda e sua propriedade.
  3. O sistema define se novas unidades de criptomoeda podem ser criadas. E se novas unidades de criptomoeda podem ser criadas, o sistema define as circunstâncias de sua origem e como determinar a propriedade dessas novas unidades.
  4. A propriedade de unidades de criptomoeda pode ser provada exclusivamente por criptografia.
  5. O sistema permite que transações sejam executadas, nas quais a propriedade das unidades criptográficas é alterada. Um extrato de transação só pode ser emitido por uma entidade que comprove a propriedade atual dessas unidades.
  6. Se duas instruções diferentes para alterar a propriedade das mesmas unidades criptográficas forem inseridas simultaneamente , o sistema executará no máximo uma delas.Image result for bitcoins

    Alguém em 2010 comprou 2 pizzas com 10.000 bitcoins – que hoje valeriam US $ 100 milhões

    dia de pizza bitcoinEm 2010, um desenvolvedor comprou duas pizzas por 10.000 bitcoins.

  7. Hoje, esses bitcoins valem US $ 100 milhões.

    Em 22 de maio de 2010, um desenvolvedor comprou duas pizzas usando 10.000 unidades de uma moeda digital pouco conhecida na época chamada bitcoin.

    Hoje, o preço de um único bitcoin atingiu US $ 10.000 – fazendo com que 10.000 deles valessem incríveis US $ 100 milhões (£ 75 milhões).

    Bitcoin está indo nuclear. Apenas um ano atrás, estava sendo negociado a menos de US $ 750, após ter deflacionado o que era então visto como a alta vertiginosa de cerca de US $ 1.100 (£ 847) no final de 2013. Desde então, ele embarcou em uma corrida de touros épica.

    “O 10k é um momento seminal para bitcoins e criptomoedas em geral”, disse Charles Hayter, CEO da CryptoCompare, em comunicado por e-mail, “destacando os retornos supernormais e especulativos como a natureza da indústria, bem como a adoção potencial e crescente”.

    A moeda digital percorreu um longo caminho desde 2010, quando a compra das duas pizzas de Papa John por Laszlo Hanyecz de outro entusiasta de bitcoin marcou o que se acredita ser a primeira transação bitcoin do “mundo real”.

    Ele postou no fórum Bitcoin Talk em 22 de maio de 2010, escrevendo (grifo nosso):

    ” Eu vou pagar 10.000 bitcoins por algumas pizzas .. como talvez 2 grandes, então eu tenho algumas sobrando para o dia seguinte . Eu gosto de ter sobrado pizza para roer mais tarde. Você pode fazer a pizza sozinho e trazê-la para minha casa ou para mim, de um local de entrega, mas o que eu estou querendo é conseguir comida entregue em troca de bitcoins onde eu não tenho que pedir ou preparar eu mesmo, meio que pedir um ‘prato de café da manhã’ em um hotel ou algo assim, eles só trazem algo para comer e você está feliz!

    “Eu gosto de coisas como cebolas, pimentas, salsichas, cogumelos, tomates, calabresa, etc. apenas coisas normais, nada de peixes estranhos ou qualquer coisa assim. Eu também gosto de pizzas de queijo regulares que podem ser mais baratas de preparar ou adquirir.

    “Se você estiver interessado, por favor me avise e nós podemos fazer um acordo.”

    Dez mil moedas valeram cerca de US $ 40. Um usuário britânico concordou em comprar a pizza para ele, e mesmo no momento em que o comprador conseguiu um bom negócio: a pessoa pagou apenas US $ 25 para as duas pizzas.

    A data agora é marcada anualmente por usuários de bitcoin em uma celebração alegre conhecida como “Bitcoin Pizza Day”.

    E hoje, 10.000 bitcoins somam cerca de US $ 100 milhões .

    “Não era como se o Bitcoins tivesse algum valor na época, então a ideia de trocá- los por uma pizza foi incrivelmente legal”, disse Hanyecz ao The New York Times em 2013 .“Ninguém sabia que ia ficar tão grande”.

Anúncios