1. Alguém em 2010 comprou 2 pizzas com 10.000 bitcoins – que hoje valeriam US $ 100 milhões

    dia de pizza bitcoinEm 2010, um desenvolvedor comprou duas pizzas por 10.000 bitcoins.

  2. Hoje, esses bitcoins valem US $ 100 milhões.

    Em 22 de maio de 2010, um desenvolvedor comprou duas pizzas usando 10.000 unidades de uma moeda digital pouco conhecida na época chamada bitcoin.

    Hoje, o preço de um único bitcoin atingiu US $ 10.000 – fazendo com que 10.000 deles valessem incríveis US $ 100 milhões (£ 75 milhões).

    Bitcoin está indo nuclear. Apenas um ano atrás, estava sendo negociado a menos de US $ 750, após ter deflacionado o que era então visto como a alta vertiginosa de cerca de US $ 1.100 (£ 847) no final de 2013. Desde então, ele embarcou em uma corrida de touros épica.

    “O 10k é um momento seminal para bitcoins e criptomoedas em geral”, disse Charles Hayter, CEO da CryptoCompare, em comunicado por e-mail, “destacando os retornos supernormais e especulativos como a natureza da indústria, bem como a adoção potencial e crescente”.

    A moeda digital percorreu um longo caminho desde 2010, quando a compra das duas pizzas de Papa John por Laszlo Hanyecz de outro entusiasta de bitcoin marcou o que se acredita ser a primeira transação bitcoin do “mundo real”.

    Ele postou no fórum Bitcoin Talk em 22 de maio de 2010, escrevendo (grifo nosso):

    ” Eu vou pagar 10.000 bitcoins por algumas pizzas .. como talvez 2 grandes, então eu tenho algumas sobrando para o dia seguinte . Eu gosto de ter sobrado pizza para roer mais tarde. Você pode fazer a pizza sozinho e trazê-la para minha casa ou para mim, de um local de entrega, mas o que eu estou querendo é conseguir comida entregue em troca de bitcoins onde eu não tenho que pedir ou preparar eu mesmo, meio que pedir um ‘prato de café da manhã’ em um hotel ou algo assim, eles só trazem algo para comer e você está feliz!

    “Eu gosto de coisas como cebolas, pimentas, salsichas, cogumelos, tomates, calabresa, etc. apenas coisas normais, nada de peixes estranhos ou qualquer coisa assim. Eu também gosto de pizzas de queijo regulares que podem ser mais baratas de preparar ou adquirir.

    “Se você estiver interessado, por favor me avise e nós podemos fazer um acordo.”

    Dez mil moedas valeram cerca de US $ 40. Um usuário britânico concordou em comprar a pizza para ele, e mesmo no momento em que o comprador conseguiu um bom negócio: a pessoa pagou apenas US $ 25 para as duas pizzas.

    Image result for bitcoin

     

     

    Bitcoin
    Dados
    Código ISO 4217 XBT[nota 1]
    Inflação 12.5 bitcoins por bloco (aproximadamente a cada dez minutos) até o meio de 2020,[1]e então posteriormente 6.25 bitcoins por bloco por 4 anos até a próxima redução pela metade. O processo continua até 2110–2140, quando 21 milhões de bitcoins terão sido criados.
    Sub-Unidade
    Símbolo BTC,[nota 2] XBT,[nota 3] ₿ (U+20BF, BitcoinSign.svg)[nota 4]
    Plural Não disponível
    Moedas Saídas não gastas de transações denominadas em qualquer múltiplo de um satoshis[7]:ch. 5
    Notas Não disponível
    Administração Descentralizado[8][9]
    Fabricante Não disponível

    Bitcoin (símbolo: ₿; abrev ISO 4217BTC ou XBT) é uma criptomoeda descentralizada, constituindo um sistema econômico alternativo (peer-to-peer electronic cash system). Inicialmente apresentada em 2008 na lista de discussão The Cryptography Mailing[10] por um programador ou grupo de programadores sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto,[11][12][13][14] é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada,[15] e responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre.[16]

    O Bitcoin permite transações financeiras sem intermediários, mas verificadas por todos usuários (nodos) da rede, que são gravadas em um banco de dados distribuídos, chamado de blockchain.

    A rede descentralizada ou sistema econômico alternativo Bitcoin possui a topologia ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P),[17] isto é, uma estrutura sem uma entidade administradora central, o que torna inviável qualquer autoridade financeira ou governamental manipular a emissão e o valor de bitcoins ou induzir a inflação com a produção de mais dinheiro.[18][19] No entanto, grandes movimentos especulativos de oferta e demandainfluenciam na oscilação de seu valor no mercado de câmbio, sendo definido livremente durante as 24 horas do dia.[15] Isto é, o valor da criptomoeda não deriva de moedas fiduciárias ou outros bens, isto é, não é lastreado por nenhum ativo; Bitcoin é a mercadoria, é o ativo em si sem precedentes.[20]

    No âmbito financeiro e contabilístico internacional, semelhante ao ouro, o Bitcoin pode ser enquadrado em alguns termos: ativo especulativo (bem material), dinheiro commodity (mercadoria), unidade de conta (bem de troca) – por ser empregado como meio de troca e por possuir uma escassez relativa além de cotação própria – que agregada a abreviatura XBT tenta enquadrar-se na ISO 4217,[20] código que representa moedas correntes.

Anúncios